Populares durante a chamada “Era do Swing”, do começo dos anos 30 até final dos anos 50, as big bands consistem em grandes formações de 10 a 25 músicos, incluindo saxofonistas, trompetistas, cantores e uma seção rítmica (que pode incluir piano, guitarra, baixo e bateria). Ao contrário dos pequenos grupos de jazz, em que a maioria das músicas é improvisada, nas big bands, graças aos arranjos elaborados, as partituras são seguidas a risca e as improvisações têm lugar apenas quando “autorizadas” pelo bandleader. Dizzy Gillespie,Count Basie (foto), Duke Ellington, Glenn Miller e Benny Goodman são alguns dos principais nomes que comandaram o gênero.
Não é só de grandes formações, swing e partituras, contudo, que vive uma big band. No caso daKings de La Noche, a ideia é criar arranjos baseados no jazz para clássicos populares, como Get Back, dos Beatles, e Welcome to the Jungle, do Guns’n’Roses. “Sempre ficamos pensando em criar novas ideias e texturas para composições que julgamos imortais, mas com arranjos que fugissem do convencional”, explica Youssef Younes, produtor da Kings. Os arranjos criados por Emiliano Sampaio e Marcelo Velezi misturam influências como a The Brian Setzer Orchestra, banda criada pelo ex-vocalista do Stray Cats que mistura swing e rockabilly, e a Count Basie Orchestra, uma das maiores e duradouras big bands, que teve colaboradores notáveis como Frank Sinatra e Ella Fitzgerald e se mantém na ativa até hoje, mesmo após a morte do seu criador, em 1984. O resultado é uma big bandmoderna e animada, que reinventa gêneros e formas, em performances sempre surpreendentes (como você pode ver nos vídeos que ilustram o post).
A banda, que se prepara para gravar, ao vivo, o seu primeiro CD, é formada por Igor Brasil (guitarra), Eric Budney (contrabaixo), André Luis Gigante (bateria), Perry (trombone), Maycon Mesquita (trompete), Claudemir (trompete), Marcelo Valezi (sax alto), Rafa Clarim (sax tenor) e Tico (sax barítono) e liderada pelas vozes marcantes de Bruno Sant’anna e Anna Luiza.
Publicado originalmente no blog do bar Ao Vivo Music.