Solução sustentável

Editorial para a disciplina de redação III (2006)

O desenvolvimento sustentável é um modelo de administração dos recursos naturais que visa criar um projeto econômico capaz de atender as necessidades presentes, produzindo riquezas e bem-estar social, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades. Com a divulgação do relatório bianual do fundo mundial para vida selvagem (WWF) esse conceito assume novos contornos. Mais do que uma alternativa ao modelo de produção e consumo ocidentais, baseados em uma lógica econômica que visa apenas o imediato, o desenvolvimento sustentável é hoje a melhor solução contra as previsões de esgotamento do ecossistema.

Os dados do relatório da WWF revelam que cada pessoa consome mais de 25% de recursos naturais do que a capacidade regenerativa da Terra. Segundo a organização, em 2050 serão necessários dois planetas para suprir as necessidades do homem e garantir sua sobrevivência. Países em desenvolvimento apresentam, no entanto, uma média menor de consumo que os países desenvolvidos. Enquanto a matriz energética brasileira é razoavelmente limpa, estando sua taxa de emissão dos gases causadores do efeito estufa por uso de combustíveis fósseis na faixa dos 17%, países desenvolvidos como os Estados Unidos apresentam um índice próximo a 60%.

A dissociação entre impacto ambiental e desenvolvimento econômico é possível somente dentro de um modelo sustentável. Neste período eleitoral, quando os discursos dos presidenciáveis apresentam o crescimento do país como promessa de campanha, é preciso exigir, de quem quer que seja eleito, que este crescimento seja consciente. A lógica do consumo imediato é inaceitável. Crescimento econômico e bem-estar social não podem significar o aumento da participação do país no esgotamento do planeta. Do contrário, a sobrevivência desta e das futuras gerações estará comprometida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s